Pousada Botafogo
Rio de Janeiro, RJ
Bloco A
A pousada está acomodada em um lote de grande declive, localizado em um dos morros da zona sul do Rio de Janeiro. O escalonamento dos edifícios é fruto de sua adaptação à morfologia do lote, combinada às premissas da legislação local. Grandes terraços de uso comum foram criados a partir deste partido e, assim como nos apartamentos, proporcionam uma exuberante vista do bairro de Botafogo e do Cristo Redentor.
Por estar localizado em um local mais alto em relação ao terreno lindeiro, os fundos do edifício ficam livres e proeminentes, assumindo o protagonismo da fachada.
O programa para a pousada é de pequenos apartamentos com sala/cozinha, quarto e banheiro. Ele busca preencher um nicho pouco explorado na hotelaria carioca, proporcionando uma experiência mais próxima do dia-a-dia de quem vive na cidade.
As fachadas laterais estão voltadas para leste e oeste e receberam brises verticais móveis para controlar a incidência solar. Nas fachadas de frente e fundos as jardineiras fazem as vezes de anteparos solares horizontais. Todos os apartamentos contam com grandes planos de janelas, o que exigiu este esforço para o controle da incidência solar.
Todas as unidades contam com ventilação cruzada e pé direito generoso, contribuindo para o conforto térmico da edificação.
Como o projeto busca praticidade e agilidade em sua execução, optamos por trabalhar com estrutura metálica. Esta opção foi reforçada pelo fato de que nosso cliente já possuí um longo histórico trabalhando com este material. Desta forma, os elementos metálicos não se limitaram à estrutura e aparecem também como fechamento de parte das fachadas.
Localização: Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
Área Construída: 3.407,26 m²
Fase: em aprovação junto a municipalidade
Ano: 2015
Projeto: Diogo Giovannoni, Marcel Moreno e Rodrigo Levy
Bloco B
Bloco C